domingo, 4 de abril de 2010

BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

O ensino primário começou com as escolas particulares de Chico Plínio, Dona Emília e Carminha Aprígio (Carminha Vasconcelos) que foi a primeira professora a ensinar as primeiras letras da carta de ABC e dos livros de Felisberto de Carvalho do 1° ao 3° ano. Em 1936 foi criada a Escola Isolada de Morrinhos pela Secretaria de Educação e nomeada de Carminha Vasconcelos. Funcionava em uma residência na Praça da Matriz. O secretário de Educação do Estado era Pe. José Bruno Teixeira.
Em 22 de fevereiro de 1948 chegava a Morrinhos as professoras Adalgisa Gomes de Almeida e Rita de Cássia vindas da cidade de Assaré. Lecionaram num prédio onde hoje é a Secretaria de Infra-Estrutura do município.
Em 1937, Abdoral Rocha, Oscar Vasconcelos, Doca Silveira, Alexandre Vasconcelos, Plínio Vasconcelos e Antônio Peregrino lideraram um movimento pró-melhoria escolar e conseguiram junto a Chico Monte duas professoras, Iaiá (Maria Rodrigues Martins) e Neném, diplomadas, vindas do distrito de Estreito (Parapuí, Santana do Acaraú). Mas os Estreitenses não concordaram fazendo um movimento para tê-las de volta, o que ocorreu em outubro de 1938.
Com a saída das irmãs, ficaram ensinando Carminha Vasconcelos, Alexandre Vasconcelos e Chico Plínio.

Um comentário:

  1. Uma correção sobre o nome da rua "IZAÍRA MAGALHÃES", conforme escrito aqui.
    O nome correto da homenageada é "IZAÍLA MAGALHÃES", e não é "MÃE" e sim "FILHA" do ex-prefeito Jonas Roberto Magalhães.

    ResponderExcluir