domingo, 25 de abril de 2010

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS LOCALIDADES

BOA ESPERANÇA: Santo Izídio e São Mateus, duas áreas de terra onde se criava e plantava, com a chegada de mais trabalhadores rurais imigrando de outros lugares vieram se juntar aos demais moradores rurícolas e na esperança de adquirir fartura nas terras chamadas de São Mateus a denominaram de Boa Esperança.
CANINANA: Nas adjacências das terras do lugarejo Serrote Branco, segundo os mais velhos, existiam elevado número de serpentes caninana, daí o lugar ter sido denominado de Caninana.
JUNCO MANSO: Originou-se do nome da vegetação que cobria a área onde hoje se encontra. 
JUIZ: Na mesma faixa de terra da localidade de Salgado, um juiz que curava as comarcas de Acaraú, Massapê e Santana do Acaraú hospedou-se na residência de Manuel Peregrino de Vasconcelos, e em homenagem a este juiz, o proprietário denominou a faixa de terra de sua propriedade com o nome Juiz, visto ser juiz um homem classificado pelos demais como sendo muito diferente dos outros, isso porque, diziam eles, o juiz não é um homem como nós, o juiz é a Lei.
GAMILEIRA: Originou-se devido ao bom número de árvores chamadas gamileira.
TIJOLOS: Há muito tempo uma moradia habitada pelos seus donos, que faleceram sem deixar herdeiros, ficou abandonada servindo como morada para transeuntes que passavam por ela, e com o passar do tempo fo desmoronando, ficando os tijolos como vestígios e o lugar em volta ficou denominado de Tijolos.
SALGADO: Segundo os mais antigos, a faixa de terra onde é hoje esta localidade era uma mina de sal, pois a água que acumulava ali era salgada.
FORNO VELHO: Uma antiga casa de farinha foi abandonada restando por um tempo apenas o forno, que serviu como a denominação para o nome da localidade hoje Forno Velho.
SANTO IZÍDIO: Os Acúrcios de Araújo, família conhecida aqui, denominaram esta faixa de terra com a invocação a Santo Izídio, por ter sido o Santo quando em vida, agricultor.
GUARIBAS: Devido haver na faixa de terra onde se encontra esta localidade árvores de nome guaribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário