segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A MULHER NO CENÁRIO POLÍTICO MUNICIPAL

Vereadora Térlia Leorne, eleita presidenta da Câmara Municipal
Aproveitando o momento ímpar que vive nossa política nacional desde 5 de outubro de 2010 quando pela primeira vez na história desse país uma mulher foi eleita presidente(a), quero trazer este fato para nós morrinhenses: a mulher na política municipal.
Lendo o livro Morrinhos: Sua História e Sua Gente, lançado em fevereiro de 2009, na página 358, na relação de vereadores eleitos em 15/11/1966, encontrei uma Maria Araújo Soares, tal a surpresa, veio-me logo à mente procurar pelos políticos morrinhenses do sexo feminino. Só que mais adiante se descobre que não é Maria, e sim, Mário Soares de Araújo, pai de Alkinda Soares.
É, a mulher na política morrinhense é um fato mais recente, mas mesmo assim vale registrar aqui no blog.
O cargo mais elevado na esfera municipal ainda não foi ocupado por uma mulher; mas, atualmente, no Poder Legislativo a cadeira da presidência encontra-se ocupada por uma.
A primeira a ocupar o cargo de vereadora foi eleita em 03/10/1988, trata-se de Maria Alda Soares. Na eleição seguinte não se repetiu a façanha, porém na eleição subsequente o segundo cargo mais importante foi conseguido por outra representante do sexo feminino.
Maria Osanila Barros, Dra. Osanila, esposa do vereador Cézar Diogo, do distrito de Sítio Alegre, ocupando o cargo de vice-prefeita. Na eleição seguinte também não houve representante mulher na política municipal.
Já na eleição de 03/10/2004 uma proeza na política morrinhense ocorreu: 3 mulheres foram eleitas vereadoras sendo elas Maria Alda Soares, Daci Marques e Térlia Leorne.
Nas eleições de outubro de 2012 pela primeira vez foram eleitos 11 vereadores e, entre eles, o número máximo de vereadoras eleitas, até a eleição de 2016, voltou a se repetir. Foram eleitas Neném do Elói, Térlia Leorne e Jeane de Araújo.
Constata-se aí nessa eleição a força da mulher no cenário político local.
Porém, uma nova façanha aconteceu em 2011. O Poder Legislativo pela primeira vez teve em sua presidência uma mulher: Térlia Maria de Oliveira Leorne, na gestão do prefeito Jerônimo Neto Brandão, ocupa as funções de administração da Casa Legislativa.
Percebe-se, portanto, a força da mulher na política municipal iniciada por Maria Alda, e que a cada dia vem aumentando, e a representação feminina vem ocupando espaço não só na política municipal como na nacional com a eleição de Dilma Roussef, eleita presidenta do país.

Um comentário:

  1. JOÃO TARCÍSIO ROCHA
    MARIA OSANILA DE SOUZA BARROS
    MANDATO: 01/01/1997 A 31/12/2000

    Morrinhos ja foi muito roubada, pelo Airton, pelo joao dau foi nossa pior epoca...e agora o pt começou a roubar tb...assim naum da...façam um clube na cidade,decente, festas para reunir o povo que ja se foi os filhos da cidade, isso gera muita renda para o municipio...

    ResponderExcluir