sábado, 5 de fevereiro de 2011

ELEIÇÃO E OS 4 CHICOS

  Na disputa a prefeito de 1976, como em toda eleição, as músicas e as paródias com referências aos candidatos são o barato à parte das eleições. Muitas delas marcam não apenas os eleitores como também as crianças. Eu, por exemplo, lembro de músicas da eleição de 1996, tendo sido eleito João Dau, quando eu tinha 8 anos.
    E na campanha política de 1976 aconteceu uma boa coincidência: os dois candidatos a prefeito e seus vices tinham todos como primeiro nome Francisco.
   Como todo Francisco, o povo com a sua mania de reduzir as palavras para facilitar a soletração, denominam-os de Chico.
   Assim, nesta eleição concorreram ao cargo de prefeito e vice, os seguintes senhores: FRANCISCO EDVAR SILVEIRA com FRANCISCO EDMILSON VASCONCELOS e  FRANCISCO ABDORAL ROCHA com FRANCISCO OSCAR VASCONCELOS. Portanto, vêem-se aí 4 Chicos: Chico Edvar, Chico Edmilson, Chico Abdoral e Chico Oscar.
 Observando essa coincidência, José Maurício Ursulino; que concorreu a prefeito em 2004, com sua brilhante capacidade em criar letras e músicas, além de um exímio violonista; compôs a seguinte letra que foi musicada, permanecendo na lembrança de muitas pessoas que vivenciaram aquela campanha. 
   Ouvindo minha avó, Claucídia Vasconcelos, cantar a música, já aprendi e sei de cor, e quando ouço o nome Francisco me vem à memória a seguinte música. Aqui vou postar somente a letra, pois não a tenho cantada.

"É nesta eleição
Que os 4 Chicos vão "brigar"
O Chico Abdoral
Juntinho do Chico Oscar

Contra Chico Edmilson
E Chico Edvar
Mas destes quatro Chicos
Só dois chiquinhos vão ganhar

É Chico Edmilson
É Chico Edvar
É Chico Abdoral
Junto com Chico Oscar".



Laécio Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário