domingo, 2 de janeiro de 2011

SURGIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

Em 1911 no governo de Antônio Pinto Nogueira Acioli, então governador do Estado, foi criado o Cartório de Registro Civil. O primeiro oficial do registro foi o cidadão João Oquendo de Vasconcelos, e o juiz de casamento,  o Sr. José Hermínio de Vasconcelos. O primeiro casamento civil realizado aqui foi do cidadão Miguel Frederico Carneiro e de Maria do Carmo Vasconcelos; o primeiro registro de nascimento lançado no livro de Registro de Nascimento foi do Sr. Alexandre Álvaro de Vasconcelos que exerceu durante muito tempo o cargo de Oficial do Registro, quando foi afastado em 1957.
Antes do ano de 1938 as professoras em Morrinhos eram as senhoras Maria do Carmo de Vasconcelos e Maria Emília de Vasconcelos, sendo elas professoras sem diploma. 
No ano de 1947, reiniciou-se o ensino público com a criação das Escolas Reunidas, graças aos esforços do então sub-prefeito Alberi Vasconcelos, conseguindo duas professoras diplomadas que muito serviram a Morrinhos, dona Adalgisa Gomes de Almeida e Rita de Cássia, de Assaré do Sul e Fortaleza, respectivamente. 
No dia 25 de setembro de 1949 foi inaugurado o novo barracão do mercado público da vila Morrinhos construído na gestão do prefeito de Santana, João Alfredo de Araújo. O vigário Francisco Apoliano fez a bênção do novo edifício; a banda de música de Santana veio abrilhantar a solenidade.
No dia 7 de setembro de 1950 foi inaugurado o serviço de correios e telégrafos com um telefone apropriado.

                                                                        Fonte: Trabalhos Escolares

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário