sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MORRINHOS E O CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Comissão Municipal de Geografia e Estatística
Neste ano de 2010 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o seu XII Censo Demográfico, uma operação que envolveu mais de 200 mil pessoas para cobrir o imenso território brasileiro. Em Morrinhos o trabalho foi realizado por 24 agentes censitários que fizeram a cobertura de norte a sul e de leste a oeste para garantir a total cobertura e coleta das informações retratando o município em seu aspecto urbanístico e as características dos domicílios e de seus moradores.
Com uma população de 17. 928 pessoas em 2000, Morrinhos teve um significativo aumento mostrado com a Contagem da População 2007 quando havia 21. 111 pessoas no município, sendo esse aumento de 3. 183 habitantes. Já comparando a Contagem da População em 2007 e o Censo 2010 constatou-se que em 3 anos houve um decréscimo de 408 moradores. O que se mostra nesse Censo é a diminuição de moradores que possivelmente estão migrando para outros municípios dada a baixa oferta de trabalho e condições de se manterem com condições dignas.
Hoje vivem na Zona Urbana 9. 615 habitantes e 11. 088 na Zona Rural. Enquanto no País há 3,9 milhões de mulheres a mais, mostrando que as mulheres são maioria e isso está sempre na boca do povo, nosso município não seguiu essa tendência constituindo-se nossa população de 181 homens a mais que mulheres sendo 10. 442 homens e 10. 261 mulheres, totalizando 20. 703 pessoas.
O que se verifica em nosso município e em todo o país é uma diminuição gradual do número de habitantes e do número de moradores por domicílio dada a baixa natalidade,  os meios de controle de gravidez,  a cultura, a mulher cada vez mais no mercado de trabalho o que consequentemente leva aos resultados mostrados nessa pesquisa nacional. No próximo ano quando as informações forem trabalhadas poderemos ter mais informações atualizadas das condições da vida da população e das condições de moradia do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário