Imagem extraída do site www.reriutaba.com |
Monsenhor José Ataíde Alves Vasconcelos nasceu no dia 04/06/1929 na rua que hoje leva o nome dele, no lado esquerdo da Igreja Matriz, quando nossa cidade era então vila de Santana do Acaraú e a capela do Sagrado Coração de Maria pertencia à Paróquia de Nossa Senhora Santana. Monsenhor Ataíde Alves Vasconcelos era filho Antônio Osmar Vasconcelos que tomava a frente das festividades religiosas da vila e quem acolhia em sua casa os padres vindos de Marco e Santana para realizar as festas, e Maria Abigail Alves Vasconcelos, tendo somente uma irmã chamada Maria José Alves Vasconcelos. Foram suas tias maternas Reci Alves Silveira e Clotildes Alves e tio(a)s paternos: Manuel Osório Vasconcelos, João Pedro Vasconcelos, José Araújo Vasconcelos, Maria do Espírito Santo Vasconcelos e Maria José Vasconcelos.
Iniciou os estudos na escola São Manuel de Marco, estudando Seminário em Sobral, cursando Humanidades, ingressando no Seminário Maior em Fortaleza e formando-se Sacerdote em 8 de dezembro de 1956, tendo sido ordenado pelo bispo D. José Tupinambá da Frota. Celebrou sua primeira missa na sua terra natal, Morrinhos, em 09/12/1956, mesmo ano de sua formação sacerdotal.
Foi pároco de Massapê no período de dezembro de 1963 a abril de 1965, quando foi destacado pelo bispo D. Walfrido para assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Reriutaba onde Monsenhor Ataíde Vasconcelos ficou até falecer no dia 15/04/1986.
Monsenhor Ataíde Vasconcelos assim como a irmã, partiram para a vida ao lado do pai devido a problemas cardíacos. Celebrou sua última missa no dia 14/04/1986, quando no dia seguinte as dores no peito o incomodaram durante todo o dia até a hora de sua morte, sendo sepultado na Igreja Matriz de Reriutaba.
Monsenhor Ataíde Vasconcelos hoje é reverenciado pelos reriutabenses pela sua grandiosa missão evangélica e pelas benfeitorias que trouxe a toda comunidade, como por exemplo, a construção e reforma da Igreja Matiz daquela cidade.
Créditos www.reriutaba.com |
Fonte: Geraldo Silveira, Claucídia Vasconcelos,
Livro Morrinhos Sua História e Sua Gente e site www.reriutaba.com