Às 14 horas do dia 24 de março de 1959 reuniram-se os vereadores Jonas Roberto Magalhães, Valdemar Vasconcelos, José Expedito Lopes, José Abdoral Roque, João Pedro Alves, Manoel Coraci Lopes e Raimundo Nonato Carvalho eleitos na primeira eleição municipal de nosso município, acontecida em outubro de 1958, para a posse e declaração de compromisso como representantes do Poder Legislativo do nosso município para a legislatura que se iniciava. Para a mesa diretora foi eleito e empossado para presidente Jonas Roberto e para secretário Valdemar Vasconcelos.
Já no dia 25 do mesmo mês e ano, a sessão teve como objetivo dar posse ao então prefeito eleito Raimundo Nonato Rocha e ao vice, Joaquim Soares Rocha, além de inaugurar a primeira legislatura da Câmara Municipal e a proceder à instalação de Morrinhos que foi criado pela lei estadual nº 3. 798 de 6 de setembro de 1957, desmembrado de Santana do Acaraú.
Na mesma sessão, o prefeito e vice juraram compromisso nos cargos a eles confiados pelo povo na primeira eleição municipal que Morrinhos, recém-criado, teve. A ata da sessão foi então encaminhada ao Conselho de Assistência Técnica aos Municípios e à Secretaria do Interior e Justiça para oficializar os atos acima realizados. Dessa forma, Morrinhos teve sua inauguração da Câmara Municipal e a Instalação do Município