sábado, 11 de fevereiro de 2012

FATOS HISTÓRICOS

Em 1911, foi criado o Cartório de Registro Civil, no governo do Dr. Antônio Pinto Nogueira Acioli, governador do Ceará pela terceira vez.
O primeiro oficial do Registro foi o cidadão João Oquendo de Vasconcelos, e o juiz de casamento o Sr. José Hermínio de Vasconcelos. O primeiro casamento civil realizado aqui foi do cidadão Miguel Frederico Carneiro e de Maria do Carmo Carneiro; o primeiro registro de nascimento lançado no livro de Registro de Nascimento foi do Sr. Alexandre Álvaro de Vasconcelos, cujo cidadão exerceu durante muito tempo o cargo de oficial do Registro até 1957.
Antes do ano de 1938, as professoras em Morrinhos eram as senhoras Maria do Carmo de Vasconcelos e Dona Maria  Emília de Vasconcelos, sendo elas professoras sem títulos oficiais. No ano de 1938, a Secretaria de Educação do Estado, transferiu da povoação de Estreito (hoje Parapuí), a professora diplomada D. Maria Rodrigues Martins, que permaneceu aqui por apenas 08 meses.
A primeira comemoração do dia 07 de setembro foi feita por essa professora, tendo discursado na ocasião a citada professora, o Sr. Alexandre Álvaro de Vasconcelos e alguns alunos. Os alunos trajavam farda kaki e vista vermelha. À frente do desfile o aluno Francisco Antenor Silveira conduziu a bandeira Brasileira.
No ano de 1947, reiniciou-se o ensino público com a criação das Escolas Reunidas, graças aos esforços do então sub-prefeito Albery Vasconcelos, conseguindo duas professoras diplomadas que muito serviram a Morrinhos, D. Adalgisa Gomes de Almeida e D. Rita de Cássia, de Assaré do Sul e Fortaleza, respectivamente.
No dia 25 de setembro de 1949 foi inaugurado o novo barracão da Vila de Morrinhos, construído pelo prefeito de Santana do Acaraú, o coronel João Alfredo de Araújo. O vigário Francisco Apoliano fez a bênção do novo edifício, a banda de música de Santana veio abrilhantar as solenidades.
A construção em apreço foi sob a gestão do Sr. Francisco Abdoral Rocha. Confirmou declaração do Sr. Francisco Plínio Vasconcelos.
No dia 07 de setembro de 1950 foi inaugurados o serviço de correios e telégrafos, com um telefone apropriado, e assim temos o serviço postal e telegráfico. Seu primeiro funcionário foi a senhorita da repartição de Sobral, e depois veio o Sr. Euclides Ferreira Júnior, como agente Postal e Telegráfico.
Ultimamente exerceu a função o Sr. Osires Rocha, ajudado pelo Sr. Eudes. Atualmente exerce a função a senhora Maria Lúcia Rocha.
                                                   Fonte: Trabalhos Escolares