quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MORRINHOS EM FOTOS

Entrada de Morrinhos

Santa, na entrada da cidade
Prefeitura
Câmara Municipal
Praça da Matriz

Praça Edvar Silveira
Praça do Cruzeiro




Antigo Alto da Flores

Imagem do Bairro São Luiz

Morrinhos ao fundo o Rio Acaraú

Praça Edvar Silveira

domingo, 2 de janeiro de 2011

SURGIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

Em 1911 no governo de Antônio Pinto Nogueira Acioli, então governador do Estado, foi criado o Cartório de Registro Civil. O primeiro oficial do registro foi o cidadão João Oquendo de Vasconcelos, e o juiz de casamento,  o Sr. José Hermínio de Vasconcelos. O primeiro casamento civil realizado aqui foi do cidadão Miguel Frederico Carneiro e de Maria do Carmo Vasconcelos; o primeiro registro de nascimento lançado no livro de Registro de Nascimento foi do Sr. Alexandre Álvaro de Vasconcelos que exerceu durante muito tempo o cargo de Oficial do Registro, quando foi afastado em 1957.
Antes do ano de 1938 as professoras em Morrinhos eram as senhoras Maria do Carmo de Vasconcelos e Maria Emília de Vasconcelos, sendo elas professoras sem diploma. 
No ano de 1947, reiniciou-se o ensino público com a criação das Escolas Reunidas, graças aos esforços do então sub-prefeito Alberi Vasconcelos, conseguindo duas professoras diplomadas que muito serviram a Morrinhos, dona Adalgisa Gomes de Almeida e Rita de Cássia, de Assaré do Sul e Fortaleza, respectivamente. 
No dia 25 de setembro de 1949 foi inaugurado o novo barracão do mercado público da vila Morrinhos construído na gestão do prefeito de Santana, João Alfredo de Araújo. O vigário Francisco Apoliano fez a bênção do novo edifício; a banda de música de Santana veio abrilhantar a solenidade.
No dia 7 de setembro de 1950 foi inaugurado o serviço de correios e telégrafos com um telefone apropriado.

                                                                        Fonte: Trabalhos Escolares